Imaginem a cena: um garoto que finalmente conseguiu pegar um Super Nintendo emprestado com um amigo, com algumas fitas, chega em casa todo alegre soltando fogos, já pensando em virar a noite na frente da tv se matando no Mortal Kombat, Donkey Kong Country, Super Mario, Superstar Soccer... Dai ele se depara com a mãe que lhe diz um sonoro "VIDEOGAME ESTRAGA A TV!".
Pois é, minha gente. Esse garoto era eu no anos 90 quando ainda morava na casa dos meus progenitores, vulgo pais. O mito que os consoles de videogame estragam a tv já fez a infelicidade de muitos gamers.
Mas eai? A questão desse artigo é: afinal estraga ou não estraga a tv?
Bem, vagabundando pelas comunidades de games do Orkut esses dias atrás achei um tópico de alguem indagando sobre esse mito. Então em uma das respostas, alguem apontou para um link interessante no blog Museum dos games.
A resposta está aqui abaixo. Leia-a e tire suas conclusões:
Para exibir as imagens tanto dos games quanto dos canais, as TVs "de tubo" utilizam um dispositivo chamado Tubo de Raios Catódicos. Basicamente, ele estimula elétrons que são disparados numa tela coberta de fósforo, que é estimulado e brilha. Cada ponto da tela é estimulado de forma a emitir luz de uma certa cor (vermelho, verde ou azul), e a soma de milhões de pontos emitindo luz gera as imagens que vemos.
De fato, se uma certa região da tela é estimulada por um longo período de tempo, isso pode desgastar o fósforo que a recobre, tornando a imagem esmaecida ou até mesmo "queimando" aquele ponto da tela. O argumento de quem acha que isso é verdade é que certas áreas da tela de um jogo, como a que mostra o número de vidas ou a pontuação, como não se movem podem gerar esse desgaste.
Isso é uma grande besteira. Primeiro, porque o tempo necessário para isso acontecer é bem longo, seria preciso jogar por dias sem parar para que o medidor de vidas causasse o desgaste temido na tela, que assim mesmo seria minúsculo. Segundo, porque muitos programas de TV também exibem imagens que ficam paradas na tela, e isso não desgasta em nada sua TV.
O medidor de tempo de uma partida de futebol não se move pela tela, nem o logo do canal durante a programação, mas ninguém acusa o futebol ou as novelas de estragar a TV!
Para jogar uma pá de cal nessa lenda fajuta, vejamos o seguinte: o console gera imagens que são exibidas na tela. Um videocassete, um DVD, até mesmo o sinal dos canais de TV faz isso. Se nenhum deles estraga sua TV, os games também não vão estragar. Por isso, quando sua mãe falar pra você parar de jogar pra não zoar a TV, explique pra ela que isso é lenda, talvez inventada justamente pra fazer a gente parar de jogar.
Um comentário:
Que ANTA Meo Deos!!! O__O
Postar um comentário